O que é Sociologia?


ROTEIRO DE ESTUDO


1. Por que a sociologia constitui um projeto tenso e contraditório?

Porque para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. Logo, a sua posição é notavelmente contraditória.

2. Como Martins situa a sociologia?

Situa como conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social – no contexto histórico que possibilitou o seu surgimento, formação e desenvolvimento.

3. Quando ocorre o surgimento da sociologia?

O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.

4. A palavra “sociologia” ocorre em que período?

A palavra sociologia aparece por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela revolução industrial e a francesa que a precipitam e a tornam possível.

5. Quais as conseqüências da rápida industrialização e urbanização?

As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc.

6. Por que a sociologia “constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução social”.

Porque é a formação de uma estrutura social muito específica – a sociedade capitalista – que impulsiona uma reflexão sobre a sociedade, sobre suas transformações, suas vidas, seus antagonismos de classes. Logo, o surgimento da sociologia prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas.

7. Por que os iluministas atacaram com veemência os fundamentos da sociedade feudal?

Porque é a intensidade do conflito entre as classes dominantes da sociedade feudal e a burguesia revolucionária que leva os filósofos, seus representantes intelectuais, a atacarem de forma impiedosa a sociedade feudal e a sua estrutura de conhecimento, e a negarem abertamente a sociedade existente.

8. Quais os objetivos dos iluministas?

O objetivo dos iluministas, ao estudar as instituições de sua época, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas, que atentam contra a natureza dos indivíduos e, neste sentido, impediam a liberdade do homem.

9. O que a burguesia fez ao tomar o poder de 1789?

A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um Estado que assegurasse sua autonomia em face da Igreja e que protegesse e incentivasse a empresa capitalista.

10. Qual o objetivo da Revolução de 1789?

O objetivo da Revolução de 1789 não era apenas mudar a estrutura do Estado, mas abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados, e ao mesmo tempo promover profundas inovações na economia, na política, na vida cultural etc.

11. Qual a tarefa que os “positivistas” se propuseram?

A tarefa que esses pensadores se propõem é a de racionalizar a nova ordem, encontrando soluções para o estado de “desorganização” então existente. Mas para restabelecer a “ordem e a paz”, segundo eles, seria necessário conhecer as leis que regem os fatos sociais, instituindo portanto uma ciência da sociedade.

12. Como os conservadores concebiam a “sociedade moderna”?

A sociedade moderna, na visão conservadora, estava em franco declíneo. Não viam progresso perante um mundo cada vez mais alicerçado no urbanismo, na indústria, na tecnologia, na ciência e no igualitarismo. Lastimaram o enfraquecimento da família e da religiosidade e culparam a Revolução Francesa por esse caos social dos tempos contemporâneos.

13. Qual a função da sociologia na perspectiva marxista?

Diante dos freqüentes conflitos de classe na sociedade contemporânea, a função da sociologia, na perspectiva de Marx, não era simplesmente solucionar os problemas sociais com o propósito de restabelecer o bom funcionamento da sociedade. Era para dar uma maior contribuição para a realização de mudanças radicais na sociedade.

Bibliografia

Martins, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 31ª. edição, São Paulo: Brasiliense. 1992 (Coleção Primeiros passos)


E mesmo depois de ler a obra, ainda há alguns que dizem: “Aff, ainda tenho que estudar isso!”

Ó Pai, ajude-os a enxergar! Hahaha...

Ou será que só eu estou cega a ponto de ver tamanha maravilha?!

Não importa, gosto é que nem...

;)



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: