O que é Antropologia?


O termo Antropologia provém da raiz grega anthropos, que exprime a ideia de homem, conjugada ao sufixo logos, que indica o estudo sobre algo. Assim, em um primeiro momento, temos que a Antropologia centra-se sobre o estudo do homem.

A designação Antropologia Social, por sua vez, indica o estudo do homem como um ser social, na ampla diversidade de suas manifestações.

Dentre estas manifestações que afirmam o homem como um ser social está a cultura. A Antropologia Social, no conjunto de suas pesquisas, visa analisar a diversidade cultural das sociedades humanas nos aspectos em que se expressam as suas similitudes, diferenças e singularidades.

A análise das diferenças culturais entre as sociedades humanas mostra constantemente que o homem, ao mesmo tempo em que produz a cultura do grupo social ao qual pertence é, também, conformado ou produzido pela sua cultura.

Termos importantes para a compreensão da Antropologia:

  • Etno (grego éthnos): exprime a idéia de povo, gente ou nação (grupo social).
  • Etnia: Grupo social que compartilha uma mesma cultura ou língua, ou ainda as mesmas características físicas hereditárias. Em Antropologia, o conceito de etnia tem sido muito discutido, pois as características que determinam se um indivíduo pertence a um ou outro grupo ou comunidade geram um quadro de questões relevantes para a área.
  • Étnico: Relativo a comunidade de traços lingüísticos, culturais ou físicos dos membros de um grupo como produto de sua tradição e/ou hereditariedade comuns; grupo específico que tem laços lingüísticos, culturais ou raciais comuns, ou que se origina de tais laços.
  • Etnologia: Estudo analítico e comparativo das culturas. Designa ainda a escola francesa de pesquisa na área, sendo que naquele país muitos dentre os pesquisadores consideram-se etnólogos.
  • Etnocentrismo: Tendência do homem para menosprezar sociedades ou povos, cujos costumes divergem dos da sua própria sociedade ou povo; disposição habitual de julgar povos ou grupos estrangeiros pelos padrões e práticas de sua própria cultura ou grupo étnico.
  • Etnocêntrico: Inclinação a considerar a sua própria raça ou grupo social como centro da cultura.
  • Antropocêntrico: Que considera o homem como fato central ou mais significativo do universo, ou ainda como objetivo último do universo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

O que é Marketing?


A American Marketing Association oferece a seguinte definição: marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (pricing), a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos definir que ele ‘supre necessidades lucrativamente’.

Ok. Agora falemos a linguagem da realidade, não que esta não seja, mas de forma mais clara como é na prática. Primeiro, antes de falar o que marketing é, prefiro dizer o que não é. Então, O que o marketing não é?

  • Marketing não é o “remédio” que ai resolver todas as “doenças” de uma organização. E ao mesmo tempo não é o culpado pelos resultados negativos (só se ele for mal aplicado, mesmo assim a culpa não é dele, e sim de quem o aplicou).
  • Marketing não é a “arte maliciosa”, usada para vender supérfluos a desavisados de maneira suja e desonesta. Então, se um ‘marketeiro’ lhe deu um golpe, suje o nome dele, não do marketing em si.
  • Marketing não é fórmula mágica (mas bem que poderia ser...rs).
  • Marketing não é, nunca foi, nem será sinônimo de propaganda!

Puts, o que é marketing afinal?

  • É tarefa de todos dentro das empresas;
  • É saber identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores;
  • É criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
  • É atrair e manter clientes (bem definidas por Theodore Levitt);
  • É proporcionar satisfação e bem estar ao consumidor (Falou o Pai do Marketing... Hahaha... Ah sim, Kotler!).

O que faz o marketing?

Basicamente: Identificar desejos e atendê-los, ou seja, o marketing procura obter o melhor ajuste possível entre Demanda e Oferta, entre o Cliente e a Empresa.

“O objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de vendas”.

Peter Drucker

Moral da história: Marketing é...

  • Conquistar/manter/fidelizar/encantar clientes.
  • É uma forma de gerenciamento, fundamentada no conhecimento do mercado (cliente+inovações).
  • É o lucro pela satisfação do cliente.

“É o negócio visto pela perspectiva do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente.”

Peter Drucker

E só para constar, marketing está em tudo! E todos convivemos com ele desde que nos entendemos por gente, seja quando fazemos um amigo, selecionamos um parceiro, escolhemos um cardápio, decidimos que profissão seguir... Enfim, todos somos um pouco ‘marketeiros’, só muda que uns são mais que outros....rs...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

O que é Sociologia?


ROTEIRO DE ESTUDO


1. Por que a sociologia constitui um projeto tenso e contraditório?

Porque para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. Logo, a sua posição é notavelmente contraditória.

2. Como Martins situa a sociologia?

Situa como conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social – no contexto histórico que possibilitou o seu surgimento, formação e desenvolvimento.

3. Quando ocorre o surgimento da sociologia?

O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.

4. A palavra “sociologia” ocorre em que período?

A palavra sociologia aparece por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela revolução industrial e a francesa que a precipitam e a tornam possível.

5. Quais as conseqüências da rápida industrialização e urbanização?

As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc.

6. Por que a sociologia “constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução social”.

Porque é a formação de uma estrutura social muito específica – a sociedade capitalista – que impulsiona uma reflexão sobre a sociedade, sobre suas transformações, suas vidas, seus antagonismos de classes. Logo, o surgimento da sociologia prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas.

7. Por que os iluministas atacaram com veemência os fundamentos da sociedade feudal?

Porque é a intensidade do conflito entre as classes dominantes da sociedade feudal e a burguesia revolucionária que leva os filósofos, seus representantes intelectuais, a atacarem de forma impiedosa a sociedade feudal e a sua estrutura de conhecimento, e a negarem abertamente a sociedade existente.

8. Quais os objetivos dos iluministas?

O objetivo dos iluministas, ao estudar as instituições de sua época, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas, que atentam contra a natureza dos indivíduos e, neste sentido, impediam a liberdade do homem.

9. O que a burguesia fez ao tomar o poder de 1789?

A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um Estado que assegurasse sua autonomia em face da Igreja e que protegesse e incentivasse a empresa capitalista.

10. Qual o objetivo da Revolução de 1789?

O objetivo da Revolução de 1789 não era apenas mudar a estrutura do Estado, mas abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados, e ao mesmo tempo promover profundas inovações na economia, na política, na vida cultural etc.

11. Qual a tarefa que os “positivistas” se propuseram?

A tarefa que esses pensadores se propõem é a de racionalizar a nova ordem, encontrando soluções para o estado de “desorganização” então existente. Mas para restabelecer a “ordem e a paz”, segundo eles, seria necessário conhecer as leis que regem os fatos sociais, instituindo portanto uma ciência da sociedade.

12. Como os conservadores concebiam a “sociedade moderna”?

A sociedade moderna, na visão conservadora, estava em franco declíneo. Não viam progresso perante um mundo cada vez mais alicerçado no urbanismo, na indústria, na tecnologia, na ciência e no igualitarismo. Lastimaram o enfraquecimento da família e da religiosidade e culparam a Revolução Francesa por esse caos social dos tempos contemporâneos.

13. Qual a função da sociologia na perspectiva marxista?

Diante dos freqüentes conflitos de classe na sociedade contemporânea, a função da sociologia, na perspectiva de Marx, não era simplesmente solucionar os problemas sociais com o propósito de restabelecer o bom funcionamento da sociedade. Era para dar uma maior contribuição para a realização de mudanças radicais na sociedade.

Bibliografia

Martins, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 31ª. edição, São Paulo: Brasiliense. 1992 (Coleção Primeiros passos)


E mesmo depois de ler a obra, ainda há alguns que dizem: “Aff, ainda tenho que estudar isso!”

Ó Pai, ajude-os a enxergar! Hahaha...

Ou será que só eu estou cega a ponto de ver tamanha maravilha?!

Não importa, gosto é que nem...

;)



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Elementos da Comunicação


O aprofundamento no estudo da comunicação em geral e, em particular, com foco no mercado, somente é possível de ocorrer a partir do momento em que dominamos seus conceitos elementares. Dessa forma, a constituição de um repertório mínimo a todos aqueles que pretendem realizar algum tipo de tipo de incursão profissional no campo da comunicação, mostra-se absolutamente necessário e, no fundo, em termos de sua própria capacitação.

SUJEITOS DA COMUNICAÇÃO

  • Emissor: Pessoa ou grupo de pessoas que codifica e emite a mensagem num processo de comunicação.
  • Receptor: Pessoa ou grupo que recebe e decodifica a mensagem num processo de comunicação.

CONTEÚDO

  • Mensagem: Conjunto de idéias, variáveis em extensão, transportadas de forma unitária.
  • Fonte: Conjunto de todas as mensagens que podem vir a ser transmitidas.
  • Código: Conjunto de signos usado na transmissão e recepção de mensagens.
  • Codificação: Transposição de uma mensagem para um sistema de signos.
  • Canal: Via necessária de ser estabelecida entre o emissor e o receptor num processo de comunicação, ou seja, meio pelo qual circula a mensagem.
  • Referente: Contexto relacionado a emissor e receptor.

OPERADORES

  • Meio de Comunicação: Instrumentos de comunicação destinados, com suas peculiaridades, à transmissão das mensagens.
  • Mídia: Nesse caso, é o suporte dos meios de comunicação.
  • Linguagem: Sistema de sinais em razão dos quais comunicamos organizadamente.
  • Língua: Constituição cultural e localizada de um sistema de sinal destinado à comunicação.
  • Símbolos: É a coisa que representa a outra. Imagem utilizada como sinal de algo. Adquire significado específico e, num ambiente cultural, nos traz a representatividade.
  • Sinais: Marca ou vestígio indicativo de algo.
  • Significação: Tudo o que é possível de ser extraído, para fins de comunicação ou pensamento, da constituição ontológica de um dado objeto.
  • Significado: É o substrato que imprime natureza conceitual a um dado objeto. Aquilo que pode ser expresso.
  • Signo: Todo objeto perceptível que, de alguma maneira, remete a outro objeto, toma o lugar de outra coisa.
  • Conotação: Possibilidade interpretativa num contexto comunicativo.
  • Denotação: Extensão de um conceito.
  • Feedback: Corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se sua mensagem foi captada pelo receptor.

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO

Organização dos elementos indispensáveis à constituição de um projeto comunicativo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

O Que é Comunicação?


Ato ou ação de comunicar (se), ação de transmitir uma mensagem, receber mensagem como resposta. Do latim = COMMUNICARE = COMMUNICATIO = por em comum, dividir, partilhar, ter relação com, conversar, comunicar, misturar. (2001, HOUAISS, pg 781)

Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e jornalismo.

Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informações entre sujeitos e objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunciar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.

O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretados pelo receptor.

Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.

O termo comunicação também é usado no sentido de transportes (por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de trens).

Agora o maior fardo mesmo a se responder sobre comunicação é: Comunicamos ou Manipulamos?


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments