Elementos da Comunicação
O aprofundamento no estudo da comunicação em geral e, em particular, com foco no mercado, somente é possível de ocorrer a partir do momento em que dominamos seus conceitos elementares. Dessa forma, a constituição de um repertório mínimo a todos aqueles que pretendem realizar algum tipo de tipo de incursão profissional no campo da comunicação, mostra-se absolutamente necessário e, no fundo, em termos de sua própria capacitação.
SUJEITOS DA COMUNICAÇÃO
- Emissor: Pessoa ou grupo de pessoas que codifica e emite a mensagem num processo de comunicação.
- Receptor: Pessoa ou grupo que recebe e decodifica a mensagem num processo de comunicação.
CONTEÚDO
- Mensagem: Conjunto de idéias, variáveis em extensão, transportadas de forma unitária.
- Fonte: Conjunto de todas as mensagens que podem vir a ser transmitidas.
- Código: Conjunto de signos usado na transmissão e recepção de mensagens.
- Codificação: Transposição de uma mensagem para um sistema de signos.
- Canal: Via necessária de ser estabelecida entre o emissor e o receptor num processo de comunicação, ou seja, meio pelo qual circula a mensagem.
- Referente: Contexto relacionado a emissor e receptor.
OPERADORES
- Meio de Comunicação: Instrumentos de comunicação destinados, com suas peculiaridades, à transmissão das mensagens.
- Mídia: Nesse caso, é o suporte dos meios de comunicação.
- Linguagem: Sistema de sinais em razão dos quais comunicamos organizadamente.
- Língua: Constituição cultural e localizada de um sistema de sinal destinado à comunicação.
- Símbolos: É a coisa que representa a outra. Imagem utilizada como sinal de algo. Adquire significado específico e, num ambiente cultural, nos traz a representatividade.
- Sinais: Marca ou vestígio indicativo de algo.
- Significação: Tudo o que é possível de ser extraído, para fins de comunicação ou pensamento, da constituição ontológica de um dado objeto.
- Significado: É o substrato que imprime natureza conceitual a um dado objeto. Aquilo que pode ser expresso.
- Signo: Todo objeto perceptível que, de alguma maneira, remete a outro objeto, toma o lugar de outra coisa.
- Conotação: Possibilidade interpretativa num contexto comunicativo.
- Denotação: Extensão de um conceito.
- Feedback: Corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se sua mensagem foi captada pelo receptor.
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
Organização dos elementos indispensáveis à constituição de um projeto comunicativo.
0 comentários:
Postar um comentário