O que é Marketing?
A American Marketing Association oferece a seguinte definição: marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço (pricing), a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos definir que ele ‘supre necessidades lucrativamente’.
Ok. Agora falemos a linguagem da realidade, não que esta não seja, mas de forma mais clara como é na prática. Primeiro, antes de falar o que marketing é, prefiro dizer o que não é. Então, O que o marketing não é?
- Marketing não é o “remédio” que ai resolver todas as “doenças” de uma organização. E ao mesmo tempo não é o culpado pelos resultados negativos (só se ele for mal aplicado, mesmo assim a culpa não é dele, e sim de quem o aplicou).
- Marketing não é a “arte maliciosa”, usada para vender supérfluos a desavisados de maneira suja e desonesta. Então, se um ‘marketeiro’ lhe deu um golpe, suje o nome dele, não do marketing em si.
- Marketing não é fórmula mágica (mas bem que poderia ser...rs).
- Marketing não é, nunca foi, nem será sinônimo de propaganda!
Puts, o que é marketing afinal?
- É tarefa de todos dentro das empresas;
- É saber identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores;
- É criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
- É atrair e manter clientes (bem definidas por Theodore Levitt);
- É proporcionar satisfação e bem estar ao consumidor (Falou o Pai do Marketing... Hahaha... Ah sim, Kotler!).
O que faz o marketing?
Basicamente: Identificar desejos e atendê-los, ou seja, o marketing procura obter o melhor ajuste possível entre Demanda e Oferta, entre o Cliente e a Empresa.
“O objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de vendas”.
Peter Drucker
Moral da história: Marketing é...
- Conquistar/manter/fidelizar/encantar clientes.
- É uma forma de gerenciamento, fundamentada no conhecimento do mercado (cliente+inovações).
- É o lucro pela satisfação do cliente.
“É o negócio visto pela perspectiva do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente.”
Peter Drucker
E só para constar, marketing está em tudo! E todos convivemos com ele desde que nos entendemos por gente, seja quando fazemos um amigo, selecionamos um parceiro, escolhemos um cardápio, decidimos que profissão seguir... Enfim, todos somos um pouco ‘marketeiros’, só muda que uns são mais que outros....rs...
0 comentários:
Postar um comentário